Maio de 2017: nasce o novo REFIS | Consultoria Jurídica

Maio de 2017: nasce o novo REFIS

01-06-2017
Voltar Para Blog
O Governo Federal editou a Medida Provisória 783 (31/05/2017) que institui o PERT (novo programa especial de regularização tributária),  o popular Refis.

De acordo a Medida Provisória, empresas ou pessoas físicas poderão parcelar ou liquidar à vista  seus débitos, com o desconto de juros e multas. Além disso, os débitos tributários federais em discussão também estão incluídos na possibilidade de pagamento. No mais, o trivial desconto de juros e multas, além da novidade de terem sido incluídos débitos vencidos até 30 de abril de 2017. A adesão ao parcelamento está sujeita ao pagamento de uma entrada de 20%, que pode ser parcelada em 5 vezes, com o primeiro vencimento em agosto de 2017 – valor que cai para 7,5% se a dívida for inferior a 15 milhões de reais.

Outro ponto de destaque é a ampliação do REFIS para as empresas em recuperação judicial, o que nunca ocorreu.

Ainda poderão ser usados na extinção de dívidas, créditos de prejuízo fiscal e também a base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL. Além disso, há previsão também do uso de  créditos próprios do contribuinte relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Está previsto também o pagamento mediante a entrega de bens imóveis a União, desde que seja aceito.

O prazo para a adesão se encerra no dia 31 de agosto de 2017.

Detalhe crucial é que a Receita Federal não irá analisar se o débito incluído no PERT é exigível ou inexigível. Inclusive, não faz a Receita Federal a análise da obrigatoriedade, licitude ou constitucionalidade do eventual débito a ser incluído no REFIS.

Na verdade, a legislação tributária é um quebra-cabeça que deve ser montado por um especialista.

Por essa razão é que orienta-se a condução do setor trabalhista por um advogado especialista em direito empresarial.

SM Advocacia é especializada em assessoria jurídica envolvendo o Direito Empresarial, tanto na assessoria consultiva como no contencioso.

A palavra-chave é adaptar-se às novas realidadesA tênue linha entre o prejuízo e o lucro passa pelo desenvolvimento racional da legislação, atendendo-a com o menor impacto no faturamento da empresa.

SM Adv participa desse planejamento dando solidez às decisões empresariais.

Soluções inovadoras requerem a dedicação exclusiva de advogado gabaritado, especialista em direito empresarial, que tenha forte atuação no contencioso trabalhista.

SM Advocacia presta serviço de assessoria jurídica empresarial em diversos ramos do direito, inclusive no Direito Trabalhista.

Se sua empresa precisa de orientações no Direito Empresarial, consultem-nos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SM Advocacia 

atividade empresarial

advocacia empresarial

direito empresarial

advogado advogados empresarial

assessoria jurídica empresarial

sorocaba itapetininga piedade tatuí itu 

são roque mairinque pilar do sul salto salto de pirapora

 

 


Voltar Para Blog

Rua José Maria Hannickel, 76 - 18047-360, Sorocaba / SP

(15) 3226-7541